A minha experiência com um livro premiado: Milkman

IMG_9077

Resumindo, o livro “Milkman” conta a história de uma adolescente de 18 anos que tenta viver a sua vida ignorando as politiquices e os boatos que enchem uma terra sem nome. Até que o leiteiro a começa a perseguir e os boatos passam a ser sobre ela e a sua suposta relação com o leiteiro.

Bem, sem mais demoras e para rapidamente perceberem o tipo de livro que estamos a falar aqui, o Milkman tem 376 páginas e apenas 7 capítulos. É verdade, estamos a falar desse tipo de livro. Do looooooongo tipo de livro.

O Milkman é o tipo de livro com uma mensagem incrível, uma escrita fenomenal, mas ao mesmo tempo quase impossível de gostar. A escrita é muuuuuito densa. Tem parágrafos que chegam a durar páginas e uma estrutura frásica complexa que não é de todo a que usas para falar normalmente. Isto exige-te muita concentração ao ler o que torna esta leitura em algo bastante cansativo.

IMG_9076

Nesta história em que ninguém tem nome (sim, as pessoas são tratadas segundo o seu grau de parentesco/relação com a personagem principal; do género, cunhado um, irmã mais nova…), abordam-te temas como o feminismo, o poder dos rumores e a influência da política. No entanto, a história divaga muito para além do essencial. Muitas das coisas menos importantes são repetidas e abordadas de mil e uma formas diferentes. Os temas prolongam-se por páginas ainda que não haja um pingo de desenvolvimento na história.

E pronto, aqui está. Um livro do qual eu queria mesmo gostar e que, apesar de me ter esforçado bastante para isso, não consegui. Espero que não seja o vosso caso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close