Uma cama, um livro, 5 fotografias diferentes

“Como é que tiras as tuas fotografias?” e “Como é que editas as tuas fotografias?” são as duas perguntas que mais me fazem. E em vez de vos dar uma explicação daquilo que eu faço (que não tem explicação na realidade), achei que vos podia dar exemplos de fotos bonitas (na minha opinião), simples e que não exigem mil e um “props”.

IMG_9802.jpg

Para isso decidi começar com o que mais uso para o efeito, a cama. Que é algo que toda a gente tem (ou quase toda) e que por isso não poderá ser um entrave para não tirar boas fotografias.

Vamos lá então às 5 fotografias diferentes usando apenas uma cama e um livro…

#1 canto da cama na horizontal

É a mais simples de todas; mas eu sempre gostei do “menos é mais”. É só pousar o livro num canto da cama  tirar a fotografia o mais horizontal possível. Ponham-se em cima da cama, em cima de uma cadeira ou simplesmente estiquem bem os braços para não apareceram na fotografia.

#2 canto da cama na diagonal

Perguntam-me muito como é que eu faço para tiras as fotografias “desfocadas”. Atualmente eu tenho uma câmara Nikon D5300 portanto consigo tirar fotografias “desfocadas” de qualquer forma, mas até há bem pouco tempo eu apenas usava um Iphone 7 Plus. E garanto-vos que com o iphone este exemplo era infalível.

O iphone precisa de grandes distâncias entre os planos (o plano que querem desfocar e o plano que querem focar) portanto quanto maior for a distância entre o telemóvel e o chão melhor. Daí fazer uma diagonal, porque neste ângulo o chão está mais longe e desfoca melhor.

Na imagem acima eu já estava a fazer um ângulo diagonal em relação ao chão e já foi suficiente para o desfocar. No entanto, se me baixar ainda mais, o chão que aparece na câmara está ainda mais longe, e por isso desfoca ainda mais. Ora vejam a diferença…

#3 cama desfeita, livro aberto

O modo preguiçoso que funciona em qualquer ângulo muito honestamente. Com a cama feita ou a cama desfeita. Com mantas ou sem mantas. Não interessa muito. É mesmo para parecer descuidado e que foi feito sem esforço nenhum (quando nós sabemos que é tudo mentira, porque na verdade perdemos muito tempo a deixar a cama perfeitamente desfeita).

#4 página do título

Esta é a ideal para quando precisamos de uma fotografia praticamente toda branca no nosso feed. Ou para quando as cores das capas não combinam com o nosso feed no momento. É só abrir o livro na página do título e pousá-lo na cama.

#5 livro aberto a 90º

Eu gosto desta para variar. Grande parte das vezes as capas são dispostas na fotografia na horizontal. E por isso este exemplo é bom para quebrar essa repetição. Basta abrir o livro e para o manter aberto podem usar uma vela, uma caneca ou até um boião de creme. O que interessa é que consiga manter o livro aberto.

E pronto é isto.

Espero honestamente que tenham gostado destas (muito) pequenas dicas e que de alguma forma elas vos ajudem. Acho mesmo que a melhor dica de todas é fazerem aquilo que gostem: livros que gostam, em sítios que gostam com objetos que gostam. Será tudo muito mais simples assim.

This slideshow requires JavaScript.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close