Como eu edito as minhas fotografias (edição 2019)

Esta é sem dúvida a resposta à pergunta que mais me fazem. Nos finais de 2018 criei um preset quando decidi levar o bookstagram a sério. Era um preset com ênfase nos brancos e na luz, e que usei durante todo o ano de 2019 até ter criado um novo preset para usar agora em 2020. Portanto, aquilo que vos vou explicar agora não é a edição que estou a usar agora, mas sim aquilo que usei durante o último ano.

Sempre que me perguntam como edito as minhas fotografias, a minha resposta é sempre a mesma: utilizo o lightroom e aplico um preset criado por mim. Portanto, uma vez que não vou vender o preset (pelo menos por enquanto), vou explicar passo a passo aquilo que o preset faz. Provavelmente isto não será exequível para vocês uma vez que é um processo muito demorado (no meu caso, com um clique tudo era aplicado ao mesmo tempo), mas aqui vamos.

 Comecemos pelo mais importante: a luz.

Aumento sempre a exposição para pelo menos +0,20, os brancos para +50, sombras para +70 e pretos para +60.

Capturar1

Os realces são algo em que nunca mexi muito mas em caso de precisarem de mais luz podem sempre aumentar os realces. Uma vez que toda esta luz tira muito detalhe, costumo aumentar o contraste para +50.

Passando agora à cor. Se repararem nas minhas fotografias, nunca tenho azuis ou roxos, ou pelo menos não são realçados. Isso é porque lhes reduzo a saturação para pelo menos -30. No caso dos verdes opto por reduzir para -80. No geral cada cor é tratada de uma forma diferente, e dependendo do que estou a fotografar às vezes até posso querer realçar alguma cor, mas no geral é isto:

cores1

cores2.PNG

cores3.PNG

No geral, tanto a temperatura como  a matiz são elevados a +15, daí os tons castanhos das minhas fotografias.

temperatura

Relativamente aos efeitos, a claridade, que torna a fotografia mais “limpa”, é elevada a +70.

claridade

No que diz respeito ao detalhe da fotografia, aumento a nitidez para +65, máscara, redução de ruído e contraste para +30 e redução de ruído de cor para +45.

Com isto, chegamos ao fim da minha edição de fotografia. Deixo-vos aqui com o antes e depois:

antesdepois.PNG

E pronto, essencialmente é isto. Como disse no início se forem a fazer todos estes passos para cada uma das vossas fotografias, não vão ter tempo para mais nada. Aconselho-vos a criar o vosso preset; brinquem até chegarem a um ponto em que gostem do que estão a fazer, e vão ver que será muito mais simples.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s