a sério, anda a Ponte de Lima

Este post foi escrito e publicado durante o período da pandemia covid-19 em 2020. O conteúdo foi adaptado para tal.

Não podes viajar; o covid-19 não deixa que o faças em segurança. Não há problema. O que não faltam são sítios bonitos em Portugal que podes visitar. Hoje vou convencer-te a vir a Ponte de Lima (a minha terra natal) mesmo em tempo de pandemia.

IMG_5241

Vamos partir do princípio que ainda não te sentes completamente seguro em cá vir. Até estás com uma ligeira constipação e estás com medo que seja covid. Não faz mal. Faz assim: confirma primeiro que não é mesmo covid (por favor, não venhas para a minha terrinha se tens covid) e quando chegares passa no bar Maria d’Aldeia e pede um shot do nosso bagaço com mel. Confia em mim, vais ficar como novo/a e pronto/a para as curvas!

IMG_5299

Agora que já estamos prontos para o passeio vamos a isso! Dá uma volta a pé na vila. Passeia pelas nossas ruas antigas, dá um saltinho ao Largo de Camões, vai até à Igreja da Matriz, se quiseres aproveita e tira umas fotos com a mulher que fez deste lugar uma vila, a  Rainha D. Teresa; conhece um pouco da nossa história.

Pronto, agora chegou a hora de almoço. Toda a tua família quer provar o Arroz de Sarrabulho (com letra maiúscula se faz favor) menos tu? É assim, primeiro para comer Arroz de Sarrabulho podes ir a qualquer restaurante, em qualquer lado em Ponte de Lima vais comer bem. Mas eu pessoalmente diria para ires ao restaurante o Gaio, ou ao Sabores do Lima, Encanada, Tulha. As opções são tantas! Mas bem, voltando ao facto de que arroz com sangue não é muito a tua cena: vai ao restaurante o Brasão que é mesmo no centro da vila e enquanto a tua família se lambuza com o belo do Arroz de Sarrabulho, tu vais comer o melhor bife (Bife à Brasão) da tua vida! Acredita em mim!

Ok, já percebi! Ainda não te sentes confortável em ir a um restaurante enquanto o bicho covid anda por aí. Mas espera, também tenho solução para ti! Ou trazes a comida de casa e eu digo-te já onde podes fazer o piquenique, ou tens alguns sítios onde podes comprar a comida e depois comer num banco a ver o rio Lima. Para fazer o piquenique vais ter de atravessar a Ponte Medieval (que demora 5 minutos) e comer nas mesas em pedra ou até mesmo na relva se preferires. Claro está que neste caso o belo do Arroz não é aconselhável (comer com as mãos e tal) mas tens sempre a Hamburgueria da Vila ou a Turipizza.

Pronto, agora que almoçaste queres caminhar um bocado para ajudar na digestão? Faz assim, se ainda não atravessaste a Ponte Medieval fá-lo, dá um olhinho à igreja que lá está e depois aproveita o Parque do Arnado para esticar as pernas. Aviso: prepara o teu telemóvel para as fotos! Espera, não vás já embora. Aproveita e vai ao Museu do Brinquedo que é mesmo ao lado. Quando saires, faz um passeio no caminho junto ao rio, senta-te na relva e fica a apreciar a minha Terra Natal.

IMG_5243

São 20:30, o sol está a começar a pôr-se e tu queres aproveitar o sunset? Faz um favor a ti mesmo, vai até ao passeio junto ao areal que se prolonga pela Avenida dos Plátanos, senta-te num dos bancos vermelhos virados para o rio e aprecia a água a passar e o sol a descer! Ou então senta-te num café virado ao rio. Aproveita e dá um salto à Cadeia das Mulheres enquanto estás por estes lados.

IMG_5297

Já sei: gostaste tanto que agora queres passar a noite cá! Também se arranja! As opções são várias, para quem quer gastar muito e pouco! Tens vários airbnb, a  Mercearia da Vila para um bom preço, tens o InLima se te apetece uma experiência spa ou o Axis se te apetece experimentar golfe, ou se estás cheio de massa ou na disposição de vender um rim para pagar a estadia também tens sempre o Carmo’s Boutique Hotel. O que não te falta são opções!

Mas antes de ir dormir o que querias mesmo era um bar? Que não te falte nada! Vai à famosa Rampinha (que é uma rua com inclinação elevada) e entra em qualquer porta que esteja aberta. Qualquer bar é bom!

Não dormiste bem de noite porque não consegues parar de pensar no pedido de casamento que querias ter feito em Paris e que o covid estragou? Esquece Paris, em Ponte de Lima temos o cantinho ideal para isso também olha lá (fica no Parque do Arnado que já te falei):

IMG_5224

Honestamente já não sei mais o que te dizer para te convencer a cá vir! Ah, esqueci-me de te dizer: Ponte de Lima é vila mais antiga de Portugal! Olha só o teu privilégio de puder conhecer tal sítio!

 

One Comment Add yours

  1. A comida é qualquer coisa do outro mundo 😛 Portugal é lindo! 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s